"O Norte é feminino.
O Minho é uma menina. Tem a doçura agreste, a timidez insolente da mulher portuguesa. Como um brinco doirado que luz numa orelha pequenina, o Norte dá nas vistas sem se dar por isso.
As raparigas do Norte têm belezas perigosas, olhos verdes-impossíveis, daqueles em que os versos, desde o dia em que nascem, se põem a escrever-se sozinhos. "
Autor: Miguel Esteves Cardoso
mas que belo património etnico ai na foto. Parabéns pela escolha da foto.
ResponderEliminarParabéns também por dedicares um "post" apenas ao nosso património etnico.
O nosso patrimonio etnico/ genético Galaico, é a maior riqueza da Galécia, é o que nós somos, sem ele nom ha Galécia ou Galaicos.
A lingua mudou (antes falavamos Celta) e pode voltar a mudar mas desde que sejamos etnicamente Galaicos, continuaremos a ser Galaicos. A forma de vida, a cultura pode mudar, ex: antes viviamos em Castros e tinhamos um certo modo de vida, hoje isso é completamente diferente, mas somos etnicamente Galaicos portanto continuamos a ser Galaicos, continua a existir Galécia mesmo que não esteja no papel "oficial". Os Galaicos podem pensar que são Lusitanos, Negros, Chineses, Amerindios, etc, que enquanto houver etnia Galaica, continuarão a ser Galaicos quer queiram quer não, quer tenham consciência quer não. Os Galaicos podem formar outra nação, num planeta diferente, numa galáxia diferente, com outro nome, outra bandeira, que continuarão a ser Galaicos enquanto a sua etnia existir.
O mais importante de qualquer naçom é o seu património etnico, enquanto ele existir a naçom existe e ha esperança.
Ha esperança.
Mesmo que o povo pense que é de outra etnia (como acontece actualmente em que os Galaicos pensam que são Lusos), enquanto houver etnia Galaica, ha esperança, ha hipotese de o nosso povo ganhar consciência e de termos uma naçom Galaica independente com qualidade a todos os niveis.
Infelizmente após 900 anos, chegou a propaganda multiracialista e ha uma enorme mobilidade e mistura que está a fazer com que a nossa etnia esteja condenada à extinção, tem inevitavelmente os dias contados, a nossa e todas as outras etnias europeias.
É preciso urgentemente mecanismos para salvar a nossa etnia, desde banco de genes, BI etnico, reservas etnicas (como os indigenas do Brasil, a unica diferença era que seria uma reserva com um estilo de vida europeu e não amerindio, vivendo em barracas entre outras coisas).
Ao contrário de todas as outras marcas anteriores (viver em castros, cultura, lingua, vestimentas, bandeira, etc que desde que documentadas é possivel recuperar) a perda de uma etnia é algo irreversivel.
Lutemos portanto pela preservaçom da nossa etnia Galaica. Este periodo, esta geraçom será decisiva para que continue ou não a haver etnia Galaica e outras etnias Europeias.
Pela preservaçom da Natureza, toda ela, incluindo a etnia Galaica e restantes etnias Europeias.
Ola zagas.
ResponderEliminarE verdade que o tempo muda as coisas.
Também não o é menos que as pessoas não conhecem a sua cultura. Na verdade, muitas vezes nem se conhecem a si mesmo.
Este blog visa ser o espelho da cultura do Norte de Portugal e, como esta é Galaica, eu o serei também. Isso sem claro menorizar qualquer outra.
A beleza do Norte e da sua cultura apenas ganha com a diversidade das outras regiões.
Quanto a pronuncia Galaica, este blog não é direccionado para o rigor étnico mas apenas para uma imagem cultural mais ou menos actual e que pode influir sobre uma imensidade de assuntos. Mais que isso, dedico o Blog a todos os leitores que quiserem e não só os Galaicos pelo que não acho que seja relevante, tão pouco adequado o uso do Portu-Galaico original.
Como poderá observar em alguns dos Posts, nomeadamente os que retratam letras do nosso folclore, a pronúncia aparece naturalmente e sem forçar a uma certa "independencia" cultural-étnica que não acho muito saudável.
O Norte é unico. E verdade. Tanto o é culturalmente e ainda étnicamente mas creio que também todas as outras regiões o são e que todas estas também padecem do mesmo: "mito lusitanista".
Este blog representa o Norte e a cultura Galaica dentro de um todo que é Portugal.