terça-feira, 11 de novembro de 2008

Verão de São Martinho

"O nosso abençoado clima oferece um espectáculo feiticeiro; e nós, também encontrámos uma denominação graciosa para distingui-lo; chamamos-lhe: o Veranito de São Martinho"

(Wenceslau de Moraes)

Os Santos populares são festejados no tempo quente de Verão: Santo António, São João e São Pedro. No Inverno há apenas um, que chega com o frio: São Martinho.

Martinho nasceu em território do império romano - Sabaria na antiga Panónia, hoje Hungria, entre 315 e 317 e terá sido baptizado, por volta do ano 339.

Martinho, enquanto soldado do Império Romano, tinha a religião dos seus antepassados, deuses que faziam parte da mitologia dos romanos, que, como é óbvio, variavam um pouco de região para região, dada a imensidão do Império. As Gálias teriam os seus deuses próprios, como os tinham a Germânia ou a Hispânia.

No entanto o jovem Martinho não estava insensível á religião pregada, três séculos antes, por um homem bom de Nazaré - Jesus Cristo.

Numa noite de Inverno, às portas de Amiens (França), Martinho, ia a cavalo, provavelmente, no ano de 338, quando viu um pobre com ar miserável e quase nu, que lhe pediu esmola.

Martinho, que não levava consigo qualquer moeda, num gesto de solidariedade, cortou ao meio a sua capa (clâmide) que entregou ao mendigo para se agasalhar. Segundo a lenda, de imediato, a chuva parou e os raios de sol irromperam por entre as nuvens.

Conta a lenda, que no dia seguinte Martinho teve uma visão e ouviu uma voz que lhe disse: «Cada vez que fizeres o bem ao mais pequeno dos teus irmãos é a mim que o fazes». A partir desse dia Martinho passa a dedicar a sua vida à pregação, conseguindo impor uma popularidade com mais de 1600 anos.

Por toda a Gallaecia os festejos em honra de São Martinho estão relacionados com cultos da terra, das previsões do ano agrícola, festas ou magustos populares, canções e adágios desejando abundância, e, nas zonas vinícolas associa-se esta quadra ao vinho novo, água-pé e à gerupiga.

Adágios da cultura popular

-Pelo São Martinho vai à adega e prova o vinho
-Castanhas e vinho pelo São Martinho
-Pelo São Martinho, bebe o bom vinho e deixa a água para o moinho.
-As geadas de São Martinho levam a carne e o vinho.
-Pelo São Martinho, lume, castanhas e vinho.
-Dia de São Martinho, mata o teu porco e bebe o teu vinho.
-O Verão de S. Martinho, a vareja de S. Simão e a cheia de Santos, são três coisas que nunca faltam nem faltarão.
-Pelo São Martinho, mata o porquinho e semeia o cebolinho.
-Pelo São Martinho, semeia a fava e o linho.
-Queres pasmar o teu vizinho? Lavra e esterca no S. Martinho.

A equipa Ogalaico sugere para esta época uma visita à Rota das Castanhas nas maginificas terras de Trás-os-Montes. http://rotadacastanha.utad.pt/index.html

___________________________________________

4 comentários:

O Galaico disse...

Caro amigo!

Hoje a primeira coisa que fiz foi ir com o meu pai às Castanhas!

Dizia ele que sabia de um castanheiro novo ali no monte de quem ninguém conhecia a existência.

Ora bem, eu não acredite nele pois o tom doirado dos castanheiros nesta época são como reflexos de âmbar no meio dos estéreis eucalipatais que infectaram a minha terra como uma doença venérea....

Mas de facto, quando lá chegamos, o castanheiro ainda miúdo estava agora a largar as suas Castanhas! Chamam-lhes castanheiros "do tarde" pois dão castanhas na época de São Martinho enquanto os outros começam logo no fim de Setembro e, portanto, não contribuem em nada para a tradição.

Devo dizer que há muito tempo não via tão linda castanha! Mais pareciam nozes!!! Grandes, pesadas, de tom brilhante! Fantásticas!

Depois de assadas descascavam-se com naturalidade e desfaziam-se na boca entregando todo o aroma e sabor à vontade das nossas papilas gustativas!

Claro que também enxertamos um barril de vinho novo que, apesar de jeitoso, não se compara ao do ano passado.

A falta de sol e chuva em excesso do mês de Agosto não permitiu o adocicar adequado dos frutos da mesma maneira que as castanhas regulares não sairam grande coisa. Só as do "tarde" se safaram... e neste caso EM GRANDE!
_______

Uma nota para uma notícia que saiu no jornal...

O estado prepara para apoiar quem quiser investir em Soutos. O plano é duplicar a área produtora nas regiões de Tras-os-Montes e Minho para tornarmos-nos o 1º produtor europeu.

Com tanto campo abandonado e pessoas desempregadas está aí uma simples, ecológica e saudável maneira de ter algum rendimento!!

Viva a castanha!

Elaneobrigo disse...

olha já nem me lembrava das castanhas do tarde e as do cedo.

boa dica.

esta época faz lembrar-me os magusto, quer na escola quer na povoação.

só de pensar apetece pegar nas concertinas e gaitas de fole para a festa...

actualmente a castanha dá dinheiro, e é um dos frutos secos mais nutritivos que temos!

uma aposta nesta actividade seria um bom reforço finaceiros para alguns dos nosso agricultores.

coisa que acontece na minha aldeia

Elaneobrigo disse...

um facto curioso é que quando era pequeno, por esta altura era muito comun as crianças ganharem piolhos!

ora esta facto relaciona-se com uma crença engraçada de que não se podia comer uma certa parte da castanha (uma especie de bolinha), pois dizia-se que faziar ganhar piolhos!

O Galaico disse...

Ehehe!

De facto, chama-se "piolho" a esta sementinha na base da castanha. E claro que nao atrai parasitas a quem a comer mas a verdade é que ninguém a come...