sábado, 11 de dezembro de 2010

Menino Entre Lobos deitado!

Tinha 6 anos quando o seu pai o vendeu a um cabreiro que o ensinou a cuidar do animais e a sobreviver no meio do monte. Poucos dias depois, o pastor desapareceu. Marcos Rodriguez Pantoja ficou completamente sozinho nas agrestes paisagens da Serra Morena e, pouco a pouco, tornou-se próximo dos lobos até converter-se "em mais um da manada". Este "menino da selva" reside hoje numa aldeia de Ourense, mas recorda a sua história no documentário "Entre Lobos" de Gerardo Olivares.

"Um dia encontrei uma lobeira com vários cachorros e pus-me a brincar com eles. Deixei-me dormir ao seu lado e ao amanhecer chegaram os pais lobos com carne para os pequenos. A loba ficou a olhar-me fixamente e atirou-me um pedaço de carne. Eu não me atrevi a pegar, ela já uma vez me tinha dado uma “ferradela”, mas a loba chegou-me o pedaço de carne com o focinho para o pé de mim. Eu tinha muita fome e por isso peguei no pedaço de carne e comi-a como eles… crua! Desde então converti-me a mais um na manada!

Marcos Rodríguez Pantoja, actualmente com 64 anos, viveu desde os 6 aos 19 anos asilado na Serra Morena. A Guarda Civil resgatou-o desta solidão com um aspecto mais parecido a um lobo do que um humano: com cabelo pela cintura, a pele queimada do sol e impregnado de um odor a lobo. Depois de passar por várias famílias, Marcos foi-se adaptando a uma vida social normal. Contudo continua com dificuldade em entender algumas palavras ou frase e, apesar de ser adulto, tem uma forma de estar na vida de uma "criança adulta", onde procura a liberdade com todo o fascínio!

4 comentários:

O Galaico disse...

Grande história. Afinal, nem tudo é fantasia!

Anónimo disse...

Boa história, sem dúvida!

Apenas uma correcção no texto, é Ourense (terra do ouro) e não Orense; os espanhois, nomeadamente na ditadura impuseram o nome espanholizado e ainda anos depois os galegos seguimos a tentar restituir o nome original em galego/português. Obrigado e desculpa a maçadura de falar destas coisas.

Ana disse...

Enorme história!Gostei...bom ano
bj

Anónimo disse...

Esa aldea chámase Rante e fica a uns 7 Km de Ourense cidade. Eu cruceime unha tarde con él e estrañoume escoitar a un andaluz por estes lares… non souben da súa historia até meses despois.