terça-feira, 14 de abril de 2009

Castro Laboreiro, 26 de Setembro de 1791

«Escrevi (…) da Vila dos Arcos, agora faço-o de Castro Laboreiro (…).Que serras fragosíssimas; que caminhos, que desfiladeiros! O Lugar onde estou actualmente é a Noruega de Portugal: não se vêem senão rochas escarpadas e medonhas; árvores de frutos nem uma só; e até as outras são muito raras: não há milho, nem trigo nem hortaliça de casta alguma; apenas o grão do centeio.

Que lhe hei-de dizer da gente? Estão na sua primitiva simplicidade, sem que o luxo tenha feito aqui a mais leve alteração: homens, e mulheres com o seu respectivo uniforme, do qual nenhum se afasta.

Não há coisa mais feia que o (uniforme) do sexo feminino: uma manta de Saragoça dobrada na cabeça descendo da parte de diante até ao peito, muito cosida com o rosto, sendo que por traz chega quase até ao chão; um avental do mesmo tecido (…), polainas de pano branco, e uns tamancos muito altos, atados com diferentes correias; é assim o vestido geral de todas. As caras são de tapuias tostadas e disformes, contudo sabem os Mistérios da nossa Santa Religião; amam as coisas de Deus, e não me consta que haja no lugar escândalos grosseiros.

Ficaram contentíssimos de me ver na sua terra, aonde não ia nenhum prelado há cerca de um século; e desde que cheguei, sempre a igreja tem estado cheia de povo.
Queria dizer-lhe mais, pois há muito para contar; mas falta o tempo.»


Esta carta, escrita por Dom Frei Caetano Brandão, Arcebispo de Braga de 1790 a 1805, a quem Camilo Castelo Branco designou como «O mais glorioso vulto das cristandades lusitanas.» expressa o espanto e o assombramento com que o mencionado Arcebispo encarou Castro Laboreiro aquando da sua viagem em 1791 (portanto no Reinado de Dona Maria I -24/02/1777 a 20/03/1816).É desde logo curiosa a comparação que faz quando diz que «o Lugar onde estou actualmente é a Noruega de Portugal».

Também é interessante a descrição que faz sobre a indumentária (uniforme) das mulheres referindo-se à tradicional capa como sendo «(…) uma manta de Saragoça (…)», aos “calçons” como «(…) polainas de pano branco(…)» e aos “soques” como «(…) uns tamancos muito altos (…)atados com diferentes correias».

Depois passa para uma descrição da cara dos Castrejos utilizando uma comparação nada abonatória para os nossos longínquos antepassados. Diz ele que parecem «(…) tapuias tostadas e disformes (…)». Ora os tapuias eram, e ainda são, um grupo indígena que habita o noroeste do estado brasileiro de Goiás, que o Dom Frei Caetano conhecia por ter sido entre 1782 e 1790 Bispo de Belém do Pará. Claro que para um indivíduo habituado às peles lustrosas que frequentavam (como ainda frequentam) as cortes e os Paços episcopais, aquela pobre e sofrida gente que mourejava dia a dia sob as inclemências do clima da montanha com as consequências que daí advém para a pele do rosto, pareciam «tapuias disformes».

Apesar desta comparação nada feliz para os nativos de Castro Laboreiro, tem que ser dado o mérito ao Dom Frei Caetano de lá ter ido, pois isso revela-nos uma preocupação, pelo menos, com o bem estar espiritual daquelas pessoas, tanto que diz ele àquela terra «(…) não ia nenhum prelado há cerca de um século (…), embora não «(…) haja no lugar escândalos grosseiros» (presumo que o nosso Arcebispo se quis referir a incestos, concubinatos e escândalos do género).
_________________
[Transcrição em português actual da Carta de Dom Frei Caetano Brandão in AMARAL, António Caetano de. Memórias para a história da vida do venerável D. Frei Caetano Brandão. 2 vols. Lisboa, Na Impressão Régia, 1818. 2ª ed. Braga, Typografia dos Orphãos 1867, extracto publicado por Alice Duarte Geraldes in Brandas e Inverneiras – particularidades do sistema agro-pastoril crastejo, Cadernos Juríz Xurês n.º 2, 1996, págs. 13 e 14.]
Fonte:Longe de Castro Laboreiro

5 comentários:

Bocanegra disse...

Interessante texto! Onde é que já li isto?

Elaneobrigo disse...

ahahaha

sr. bocanegra desde já bem vindo ao ogalaico.

achei este texto interessante e decidi recolocar aqui no blog

sinceramente não estou muito dentro das regras de itiqueta, mas mensionei a fonte no final do post como sendo o seu magnifico blog sobre castro laboreiro, terra que simpatizo e que visito quando posso.

tenho familia, (nomorada) em Melgaço (parada do monte)por isso considero essas zonas a minha segunda terra pela qual me interesso particularmente.
desta feita já li o seu blog praticamente todo e dou-lhe os meus parabens e que continue a ter vontade de escrever sobres os incomparáveis castrejos.

Bocanegra disse...

Vocês é que estão de parabéns por este blog bem esgalhado que estão a produzir!

E que fique desde já bem claro que não me importo nada que transcrevam os posts que vou colocando (cada vez mais raramente "malgre tout") no Longe de Castro Laboreiro, penso é que a indicação da fonte deveria ser um pouco mais visível e identificável.

Mas tudo bem! É continuar rapaziada, o que interessa é que se fale e se divulgue as magníficas e atávicas terras da "Gallecia" onde as velhas terras do Laboreiro se inserem.

Prá frente é que Deus bos abençou.

Fernando Cerqueira Barros disse...

Muito bem...

particularmente prefiro as descriçoes do TORGA...lol

mas esta tambem esta interessante...e alem do mais epossivel verificar que o que o Torga viu no Sec XX nao era assim tao diferente do que o bispo tinha visto no XVIII...e o que outros anteriormente conheceram....

...mais uma prova da ancestralidade da NOSSA CULTURA...

Unknown disse...

olá tambem gosto muito de castro, e era grande amigo do nosso querido Pdre Anibal que Deus tenha em paz, ele sim grande amante de sua terra e apaixonado por gente , terra e custumes sem esquecer todas as artes existentes por toda a freguesia de castro laboreiro.