quarta-feira, 7 de julho de 2010

Romaria de São Torcato - 1º Domingo de Julho

Chocando com a cada vez maior apatia e decréscimo destas festas, ficam pequenas partes da obra "Para onde vais Maria" de Manuel de Sousa Pinto, 2ª edição - 1922.

Nesta relata-se e pinta-se a realidade de o que outrora foi uma Romaria de dimensões ímpares em Portugal.

Ao contrário de outros concelhos Minhotos, que muito ganham com o facto, Guimarães deixou cair (digam o que disserem) estas manifestações étnicas e culturais. Por causa disso, perdem-se além de muito dinheiro, imensas oportunidades de promoção a nível turístico e não só.


"Ao escrever-lhe o título de algazarra e festival, sinto-o a puxar violentamente na minha pena, como um foguete impetuoso, que quer, subindo, ir pr oclamar, bem alto, a grandeza magnífica do seu arraial; a gloriosa, tumultuosa, atropelada animação dos seus devotos, postos a caminhar horas e horas, léguas e léguas, para alcançarem o santinho incorrupto, que, sobre todos os discutíveis milagres que se lhe atribuem, um, imenso, anualmente realiza : esse jocundo milagre da sua festa colossal de multidão, que é um hino vivo e descomunal de alegria."


"Pois mesmo no Minho, neste verde Minho que me acolhe e delicia uma vez mais no seu regaço de fartura, nenhuma outra das suas festas mais célebres leva a palma ao São Torcato: nem a Senhora do Porto de Ave, nem a Abadia nem o Sameiro, nem o São Bento da Porta Aberta, nem a Peneda, nem, ainda que se lhe aproximem, o São João de Braga ou a Agonia em Viana."

Mosteiro de São Torcato em 1922

"Que bemdita sejas, jovial heroina da chula e da desgarrada ! Bemdito teu peito moço, arca inesgotável de som ! Bemdita a tua boca vermelha e gaiata, boceta de rimas fáceis e toadas ligeiras ! Bemditas tuas pernas rijas e trigueiras de andarilha e bailadeira ! Beindita a primavera de todo o teu corpo, ainda sem noivado, que devias conservar assim puro e viçoso, sem amores que te emurcheçam a voz insinuante, e sem nunca passares dos teus dezoito anos infatigáveis!"



4 comentários:

Elaneobrigo disse...

é muito boa romaria... obrigatório para qualquer minhoto visitar...

o santuário ainda continua com as obras por acabar?

O Galaico disse...

Meu amigo! Finalmente já acabaram as obras!

Vianeta disse...

"Ao contrário de outros concelhos Minhotos, que muito ganham com o facto, Guimarães deixou cair (digam o que disserem) estas manifestações étnicas e culturais."

Não podia deixar, depois de ler esta frase e de ver tão saudosos cartazes, de reflectir um pouco sobre as festas da Senhora D'Agonia que julgo também estarem incluídas no rol das "que ganham com o facto". Mas pergunto eu...até quando? Não sei se os leitores deste blog já tiveram a oportunidade de ver o cartaz deste ano, mas ele reflecte bem a decadência moral, ética e estética de que este país sofre actualmente. Para além da qualidade miserável da elaboração, a cereja no topo do bolo foi a escolha infeliz da modelo que é, nada mais nada menos, que neta de um dos membros da organização. Fica a pergunta no ar: depois de peças tão belas elaboradas pela mão do nosso Couto Viana, é deste tipo de publicidade que precisamos?

O Galaico disse...

Ola Vianeta,

O cartaz de Senhora da Agonia não nos passou ao lado. Fique sabendo que dois dos autores deste blogue viveram em Viana por terem estudado no IPVC.

Sendo assim, e como a cidade em que se estuda será para sempre uma cidade no coração, sinto também estas festas (que presenciei várias vezes e continuo sempre que posso) um pouco como minhas.

De facto a polémica do cartaz é um claro hino á cunha e á prepotência.

A Agonia, hoje como romaria principal do Minho tem de primar por outro tipo de orientação que não estas tristes manifestações de compadrio.

Mas quanto á preservação das festas, estas não tem problema.

As maiores festas estão a ficar cada vez maiores e as mas pequenas cada tendem a desaparecer!