quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Boa Terra, Bom Turismo!

As terras Galaicas do Norte de Portugal tem características únicas que, apesar de por vezes serem tão mal tratadas (poluição, mau urbanismo, destruição do património Natural e Cultural etc.), conseguem ainda produzir riqueza e mais valias.

Assim, enquanto que o país chora a crise que afecta o Turismo nacional (e com isso falo do Algarve), o Norte tem registado um crescimento exponencial.

Muito disso deve se ao facto de existir, numa região tão pequena 4 sítios património Mundial da Humanidade.

"Na região Norte, e onde se prevê um aumento de 6% na procura, a diversificação de ofertas é o trunfo. "Notamos um crescente interesse pelo que é o turismo cultural e paisagístico. Basta lembrar que a região Norte é a única no Mundo com quatro patrimónios da humanidade, e a procura reflecte isso mesmo", disse Melchior Moreira"
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1633299

Já que estamos com a mão na massa, e para incitar alguns eventuais leitores a virem-nos visitar, façâmos uma pequeno passeio através destes 4 marcos do Turismo Nortenho:

1º Centro Histórico de Guimarães:



2º: Centro Histórico do Porto:


Alto Douro Vinhateiro:


Gravuras Rupestres de Foz Côa:

Apesar destes sítios serem os unicos classificados (e quem segue este blogue sabe que se não fossem manobras políticas centralistas, seriam ainda mais!), a oferta desta região é ainda muito maior.

Conseguimos encontrar uma enorme variedade de paísagens, modos de vida, pronúncias (línguas até!) e tradições. Juntam-se a estas características ícones como as grandes romarias, uma vivência folclórica musical muitas vezes ainda efectiva e não apenas representativa, o único Parque Nacional - Peneda Gerês, 3 tipos de vinhos únicos no mundo (Vinho Verde, Vinho do Porto e Alvarinho) e um clima diversificado que permite usufruir do sol no verão como contemplar a neve no Inverno.

Qualquer Português lhe dirá: No Norte é onde se come melhor e mais barato! Aqui há de tudo. Comida típica da serra, vales, rios e mar. E como os olhos também comem, isso é servido de forma a que também eles fiquem cheios. Por tradição, se não sobrar comida na travessa, então é porque o restaurante serve mal. Tem de haver fartura!

E finalmente: Aqui Nasceu Portugal!


Por essas e por outras é que o Norte tem o potencial turístico que tem. O turista do futuro cansa-se do Sol e Praia rapidamente. Digamos que após os 21 anos, este é um produto degradante. A crise no Turismo de facto existe mas, a oferta cultural monumental que esta região oferece está-se a revelar capaz de ultrapassar todos os obstáculos.

Esta região é única e ainda muito há a promover. Falo mais uma vez da Cultura Castreja. Também ela única no mundo, oferece centenas de sítios arqueológicos milenares. Este produto, se devidamente trabalhado, poderia comparar-se aos mais famosos ícones do tipo. Pelo menos em beleza e idade, rivalizam ombro a ombro.

Neste mês de Agosto, quem estiver de férias e não souber o que fazer, pode aproveitar para conhecer uma região bela, misteriosa, moderna e ancestral. Uma terra onde o casamento entre o futuro e as mais antigas tradições tendem a fundir-se com harmonia.

Boas férias!

Sem comentários: