Muito disso deve se ao facto de existir, numa região tão pequena 4 sítios património Mundial da Humanidade.
"Na região Norte, e onde se prevê um aumento de 6% na procura, a diversificação de ofertas é o trunfo. "Notamos um crescente interesse pelo que é o turismo cultural e paisagístico. Basta lembrar que a região Norte é a única no Mundo com quatro patrimónios da humanidade, e a procura reflecte isso mesmo", disse Melchior Moreira"
http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=1633299
Já que estamos com a mão na massa, e para incitar alguns eventuais leitores a virem-nos visitar, façâmos uma pequeno passeio através destes 4 marcos do Turismo Nortenho:
1º Centro Histórico de Guimarães:
2º: Centro Histórico do Porto:
Alto Douro Vinhateiro:
Gravuras Rupestres de Foz Côa:
Apesar destes sítios serem os unicos classificados (e quem segue este blogue sabe que se não fossem manobras políticas centralistas, seriam ainda mais!), a oferta desta região é ainda muito maior.
Conseguimos encontrar uma enorme variedade de paísagens, modos de vida, pronúncias (línguas até!) e tradições. Juntam-se a estas características ícones como as grandes romarias, uma vivência folclórica musical muitas vezes ainda efectiva e não apenas representativa, o único Parque Nacional - Peneda Gerês, 3 tipos de vinhos únicos no mundo (Vinho Verde, Vinho do Porto e Alvarinho) e um clima diversificado que permite usufruir do sol no verão como contemplar a neve no Inverno.
Qualquer Português lhe dirá: No Norte é onde se come melhor e mais barato! Aqui há de tudo. Comida típica da serra, vales, rios e mar. E como os olhos também comem, isso é servido de forma a que também eles fiquem cheios. Por tradição, se não sobrar comida na travessa, então é porque o restaurante serve mal. Tem de haver fartura!
E finalmente: Aqui Nasceu Portugal!
Por essas e por outras é que o Norte tem o potencial turístico que tem. O turista do futuro cansa-se do Sol e Praia rapidamente. Digamos que após os 21 anos, este é um produto degradante. A crise no Turismo de facto existe mas, a oferta cultural monumental que esta região oferece está-se a revelar capaz de ultrapassar todos os obstáculos.
Esta região é única e ainda muito há a promover. Falo mais uma vez da Cultura Castreja. Também ela única no mundo, oferece centenas de sítios arqueológicos milenares. Este produto, se devidamente trabalhado, poderia comparar-se aos mais famosos ícones do tipo. Pelo menos em beleza e idade, rivalizam ombro a ombro.
Neste mês de Agosto, quem estiver de férias e não souber o que fazer, pode aproveitar para conhecer uma região bela, misteriosa, moderna e ancestral. Uma terra onde o casamento entre o futuro e as mais antigas tradições tendem a fundir-se com harmonia.
Boas férias!
Sem comentários:
Enviar um comentário