quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
O CARNAVAL ou ENTRUDO
Está a chegar o ENTRUDO/ENTROIDO.
O Carnaval, ou ENTRUDO (entroido) tal como todas a as festas actuais (Natal, por exemplo...) está colocado no calendário de acordo com os rituais e calendários pagãos. É uma festa milenar, de tradição Pré-cristã, à qual o cristianismo associou também um ritual.
Culto associado ao fim do Inverno, às festas do Renascer da NATUREZA...
Entrudo, deriva do latim (introitus) significando "entrada" ou começo do ano, da primavera.
Está desde a Idade Media associado ao inicio da Quaresma. Um período de FESTA em que se comia carne, pois a seguir vem o jejum quaresmal. Dai herda o seu nome (CARNE + VALE = adeus à carne).
Domingo GORDO, Terça-Feira GORDA...dias de cozido e carne de porco...dias de carne antes da quarta-feira de cinzas...dias de FESTA e de LIBERDADE.
...E assim um AGRÍCOLA adeus ao INVERNO, FESTA DO RENASCER DA NATUREZA, foi-se transformando num ADEUS A CARNE e preparaçao do RECOLHIMENTO, por circunstancias RELIGIOSAS...
Falo de ENTRUDO:
Não falo do feriado actual, das brasileiras (ou portuguesas) com pouca roupa a dançar samba nas avenidas de Portugal, cheias de frio, derivado de no pais de onde esta "tradiçao" foi importada ser por esta altura alto Verão (!!!) ... mais uma deturpaçao de toda a nossa Cultura Milenar.
Não falo dos decibeis a estourar os nossos timpanos de camiões cheios de som (barulho)...
Não falo das televisoes que andam de terra em terra a ver qual teve mais gente, mais palhaçada, mais folioes, qual foi o caranaval mais portugues de portugal...(???) mentalidade de jornalista estupido que de cultura nada percebe...
FALO-VOS DO NOSSO ENTRUDO:
Do Pai Velho no Lindoso, com os seus carros e danças. E a leitura do TESTAMENTO.
http://www.gastronomias.com/cronicas/entrudo.htm
Falo-vos dos CARETOS de PODENCE e de tantos outros espalhados por essas ALDEIAS Tras-Montanas.
Falo de quadros Carnavalescos na Galiza, que são em tudo idênticas ás do lado Sul dessa Fronteira, ESTATAL, NUNCA CULTURAL. Como por exemplo os de Vilarinho (Provincia de Orense).
...é o ENTROIDO
http://caretosdepodence.no.sapo.pt/
http://www.bragancanet.pt/arte/podence.html
http://trajesdeportugal.blogspot.com/2007/09/caretos-podence-trs-os-montes.html
http://vello.vieiros.com/especial/entroido99.html
http://gl.wikipedia.org/wiki/Entroido
Este artigo de GabKoost, no Forum GALLAECIA, ajudará a compreender melhor todo este assunto:
http://www.forum-gallaecia.net/viewtopic.php?p=2945 P.S. Este artigo será complementado, caso o tempo me permita tal como desejo, se este ano for a um destes NOSSOS entrudos...e contarei o que por lá vi...
AFINAL QUE ENTRUDO/ENTROIDO QUEREMOS?
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
Antes de mais, parabéns e obrigado pela primeira participação!
O que é necessário ressalvar no Carnaval é que esta é das maiores festas pagãs.
Todo o simbolismo associado a este pela religião católica não foi capaz de subjugar as práticas pagãs desta época.
Depois de uns tempos sem festividades, não é de estranhar que no espaço de 2 semanas de sucedam o São Brãs, a São Valentim e a sua óbvia ligação à fertilidade e finalmente o Carnaval..
Tudo repercussões da mesma celebração.
Grave é no entanto a situação do Carnaval em Portugal...
Sei que há questões de gostos,n fazes e modas mas para mim, neste caso, é pura e simplesmente estupidez das pessoas.
Um pai que nunca levou um filho a um Carnaval tradicional está a condenar uma parte da herança cultural do seu filho.
As brasileiras e o samba são uma praga que faz desta data especial um dia como qualquer outro. Se querem dançar samba inde para o Brasil ou então para qualquer discoteca do país em qualquer dia do ano.
Este dia, é um dia de profunda alegria. Mas uma alegria que vêm da terra que renasce.
Dia de Fogueiras, de máscaras antigas, de misticidade, de fogueiras e de emblemáticos actos simbólicos!
Queima-se o boneco de palha em exibição ao povo, saem à rua os bombos, o Lindoso ganha um colorido único em Portugal...
O Carnaval pode ainda ser um dia especial... Mas não de cu ao léu com musica sul americana. Neste caso é lobotomia e conluio com a maré do esquecimento que tenta nos submergir...
O meu avô materno dizia que os caretos eram os arautos do tempo às avessas. Não sei de onde lhe vinha a inspiração ou sabedoria. Talvez o sentido profundo da frase lhe escapasse. Ou não. Não sei.
A verdade é que a expressão "tempo às avesssas" faz todo o sentido quando a aplicamos ao conceito espaço/tempo mágico. O que, pelo menos a mim, faz-me pensar um bocadinho. :)
Contudo, a realidade dos caretos transmontanos não se esgota no carnaval. O tempo por excelência dos caretos é o tempo que começa com o solstício de inverno e que acaba com o início do novo ano. As velhas festas saturninas.
Obrigado pelo comment Maria!
Da sempre gosto ler as tuas apreciações especiais.
Espero que estejas bem! ;)
Cumprimentos!
Parabéns pelo artigo e por ser a sua 1 participação.
Já agora quero dar os parabéns ao fundador desta iniciativa, deste blog que tanto defende a nossa identidade e que tem vindo a ser reforçado com bons comentadores.
O ideal é poucos mas bons ;)
e que defendam sempre a nossa identidade
Ola. Sr Anónimo,
Obrigado pelo apoio e visite-nos sempre que queira!
Cumprimentos
Pela parte que me toca, obrigado e sempre que tiver opurtunidade de escrever algo pertinente farei.
Efectivamente os méritos tem de ser dados ao fundador do BLOG, pois eu antes de ser contribuidor era a ja algum tempo leitor e admirador, de um trabalho em prol da NOSSA CULTURA e Raízes.
Depois de ler este post até tenho vontade de me mascarar e ajudar a preservar a nossa "paganice" (não sei se a palavra existe!) De qualquer modo, desde muito novo que perdi o gosto à época... E agora que penso nesta aculturização que temos de contemplar, talvez tenha tido a resposta ao porquê do sentimento! O que se passa na cabeça das pessoas? O orgulho só sai à rua quando joga a selecção? Tanta grandeza ocultada por tamanha ignorância...
A palavra mais correcta será PAGANISMO...mas serve qualquer outra...
...ou tambem nunca achei especial graça a epoca, pois como podes ver perdeu todo o simbolismo e quem na se interessar por estudar a razao destas coisas nunca sabera a sua verdadeira origem...
Como tal, do Entrudo, festa Celta/Castreja/Popular/Galaica de liberdade, fim do inverno, festa do renascer da natureza gosto, axo k deve ser EXPLICADO e mantido...e por isso a ver se vou ao PAI VELHO este ano...
Do Carnaval de samba e macacadas, que como se custuma dizer "ninguem leva a mal", eu LEVO A MAL, porque esta a deturpar a nossa génese cultural...
"O orgulho só sai à rua quando joga a selecção? Tanta grandeza ocultada por tamanha ignorância..."
E o pior é que é uma selecção que nem é nossa.
Se ainda fosse a selecção Galaica...
ora cá temos mais um "druida" galaico...
seja muito bem vindo
e começou logo com temas bastante interessantes e oportunos;)
o carnaval tem realmente levantado questões e problemas de aculturação, descaracterizações etc etc.
mas o melhor no meio de isto tudo é que ainda se festeja esta data de forma muito tradicional em terras galaicas... o pior disto tudo é que a diversidade que existia à 20 anos, está a perder-se virtiginosamente.
as pessoas viram-se muito rapidamente para as modas de uma forma inconsciente... feitas baratas tontas... pondo claramente em risco o seu legado histórico, cultural, festivo, social, etc...
e se querem saber esta m*rd* toda começas nas escolas e na cambada de professores mal formados, e descontextualizados dos locais onde lecionam! incutindo ideias erradas à canalhada!
em relação à moda carnavalesca importada do Brasil só me dá é vontade de rir, quando vejo as meninas descascadas e eu vestido de gorro e casaco impermiável! ohohohoh
gente maluca e despresível!
O carnaval brasileiro foi levado por imigrantes da ilha da madeira, para o outro continente, sofrendo a devida evolução.
o que chama atenção é o lado feminino do carnaval brasuca, é realmente bonito de se ver.... mas só na televisão não à porta da minha casa!
O carnaval brasileiro em terras portugueses devia de embaraçar qualquer português decente.
Devemos preservar a nossa cultura e tradições europeias.
saudações do SSul de Portugal
Enviar um comentário