domingo, 13 de setembro de 2009

Feiras Novas: A Rainha das Festas!

Chega-se o Solstício de Outono e o Verão despede-se arrastando languidamente os seus últimos raios pelos montes e vales da nossa terra amada. Os fins de tarde pintam-se de laranja num tom que desperta um saudosismo injustificado (mas estranhamente lógico) no nosso âmago.

As generosas brisas de fim de tarde trazem-nos aqueles cheiros de colheitas maduras. Uvas quase no ponto e milho doirado. Se fosse há umas décadas atrás, talvez ouvisse o cantar de uma mulher e o harmónio a repenicar-se todo à volta dela durante uma desfolhada numa eira próxima. No entanto, brevemente, irei ainda ouvir os cada vez mais raros: "Toooooorrrrrnaaaaaa..!!" proclamados por um cansado lavrador que ainda insiste a subir os enforcados Minhotos.


Talvez sejam as estrelas que nos encantam a alma com histórias passadas ou as carvalheiras que , começam agora a mudar de cor e a dar bolota, a sussurrar encantamentos numa língua antiga. O que sei é que algo nos faz melancólicos nesta época. Talvez seja o sangue... Talvez as nossas heranças e tradições estejam ainda tão presentes no subconsciente que sejamos forçados a sentir a falta destas coisas todas que suportaram as nossas comunidades durante incontáveis séculos.

Por isso, enquanto estamos a despedir-nos do Verão e a acolher o Outono e as suas colheitas, surge a maior das festas: As Feiras Novas de Ponte de Lima.


Esta é a suprema manifestação cultural do Minho. Nesta cada vez mais emblemática festividade, reúnem-se, como em nenhum outro lado, todos os ingredientes do Arraial mais concorrido do país. Heis o ponto de encontro de todos os tocadores, cantadores, folcloristas e amantes da cultura popular Nortenha.

Por isso, muitos podem, e com razão, estar com saudades do Verão. Eu, por outro lado, quero sempre que ele passe rápido para que, uma vez mais, possa ir às Feiras Novas.

Programa das festas (19 a 21 de Setembro):

http://www.cm-pontedelima.pt/pagina/imagens/fn2009_programa.pdf


Sem comentários: