domingo, 6 de março de 2011

Noroeste Ibérico - Anti Carnaval Brasileiro


Como todos os anos, quando se aproxima o Carnaval, reitero uma opinião pessoal que encontra eco em muita boa gente por esse país fora:

"Os Carnavais abrasileirados que se realizam por esse Portugal fora, são uma demonstração da falta de cultura dos Portugueses."

Não que tenha algo contra o Carnaval Brasileiro. Por mim, desde que esse seja feito por lá ou mesmo por cá, em regime excepcional como mostra de uma cultura diferente, tudo bem. Agora, o que não posso aceitar é a lobotomia geral que os Portugueses se auto-infligiram e que faz com que ano após ano, tenhamos de assistir a uma debandada de mulheres pouco elegantes, pálidas e a tiritar de frio em fio dental em pleno inverno Português.


Mais do que isso, um país com história milenar e incontáveis volumes de tradições recolhidas por dedicados etnógrafos, deveria ter como prioridade recriar esses mesmos hábitos. No entanto, como em tudo nesse país, opta-se pela destruição de um legado através da apatia geral de dirigentes e, acima de tudo, dos cidadãos.

Uma boa notícia tenho no entanto que destacar. É que todas essas fantochadas de mau gosto acontecem abaixo do Rio Douro. Cá por cima, apesar de haverem tentativas de pouco relevo de adaptar o degredo ultramarino ás nossas celebrações, ainda se verifica em muitas localidades as tradicionais queimas dos Judas, Arturinhos (ou o que lhe quiserem chamar) e os seus cortejos de carpideiras.


Porém, o verdadeiro Ex-Libris do carnaval Nortenho encontra-se no Nordeste de Tras os Montes. Aqui, reina ainda a Máscara Ibérica e as coloridas vestimentas ancestrais dos rapazes que as vestem. Sente-se no ar toda a áurea pagã de uma festividade de um simbolismo único


Esta manifestação cultural está em processo para se tornar também ela Património Cultural da Humanidade. Quando isso acontecer, serão 4 as distinções deste tipo apenas nesse cantinho de mundo que é o Norte de Portugal.

Quanto ás outras regiões, que continuem a fazerem-se passar por Brasileiros. Que se encham de orgulho e talvez de dinheiro com isso. Porém, cêntimos meus, nem um hão de ter e, a atenção que me prendem é apenas aquela que me leva a escrever anualmente uma achega á ignorância conjunta de um povo com pouco futuro e que está empenhado em destruir o passado.

5 comentários:

nemetios disse...

É uma pena que tenha visto este post só agora, a propósito, parabéns pelo blog (que também acabei de descobrir!).

Sou brasileiro de descendência majoritária daí, e te digo - dito "carnaval Brasileiro" é o carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo. A região onde moro mesmo, tem um carnaval bem diferente e na minha cidade mesmo (e na maioria das cidades pequenas interioranas, onde quando tem carnaval é mais do tipo entrudo), nem carnaval tem! Aqui sofremos por anos a fio, a implementação goela a dentro do carnaval do eixo Rio-São Paulo... que infelizmente tem sortido efeito. Até escrevi algo no blog que mantenho: http://parahybapagan.wordpress.com/2011/03/12/pos-carnaval/

Apoio completamente a luta aí, está mais do que justificada, conscientizem os cidadãos: digam não ao carnaval brasileiro!

Meus cumprimentos.

O Galaico disse...

Olá Sr. Marcílio,

Claro que quando falo do carnaval Brasileiro, refiro-me a esses mesmo que menciona.

Não tenho nada contra eles quando se realizam nos seus locais porém, é triste ver as pessoas deixarem-se levar pela onda.

Triste também para muitas tradições mais peculiares no Brasil que também acabam por ser ignoradas pelas camadas mais jovens.

Cumprimentos

Artur Guedes disse...

Também sou brasileiro de descendência Portuguesa, exatamente do Nordeste de Tras os Montes. Não sabia que em Portugal existem estes carnavais abrasileirados.

Moro no Rio de Janeiro, e para ser sincero, não gosto do carnaval promovido pela mídia, "escolas de samba, carnavalescos, etc".
Este "carnaval brasileiro", que o mundo e os próprios brasileiros de outras regiões conhecem, não é o carnaval de rua que acontece em muitas cidades, grande ou pequenas, do interior ou não.
Carnavais na minha opinião são os Carnavais de rua, onde se prioriza a alegria e a criatividade na confecção de fantasias. Diferente destes mostrados na TV, que valorizam o corpo, 'beleza', o brilho das lantejoulas e o dinheiro que os estrangeiros gastam quando visitam estes locais.

- Carnaval eixo Rio-São Paulo, não é carnaval, é competição entra escolas de samba.

Também apoio a vossa causa.

Parabéns pelo blog!
Espero um dia visitar Portugal, assim como a terra de meus antepassados e presenciar o Festival da Máscara Ibérica.

Anónimo disse...

ESSE CARNAVAL VIA DUTRINO-DF TEM ORIGEM SIMIESCURIECA, MAS EM SALVADOR TAMBEM TEM UM CARNAVAL COM BASE NO EIXO AXÉ-TRIO ELETRICO QUE TAMBEM NADA TEM A VER COM O CARNAVAL ORIGINAL EUROPEU..

E MESMO O CARNAVAL DE OLINDA SE MERCANTILIXIZOU E SE VENDEU..

É TUDO CONGO TENTANDO SE FINGIR DE AMERICA DO SUL PRA DESTRUIR MAIS AINDA O NORDESTE DO ATLANTICO..

VC´S PRECISAM SE DEFENDER DESSA MERDA MERDIATICA QUE A GLOBOSTA CURIECA TENTA IMPOR A TODOS AQUI E AGORA AÍ TAMBEM EM PORTUGAL..NÓS BRASILEIROS DE OUTRAS REGIÕES TAMBEM SOFREMOS O IMPERIALIXO DA VIA DUTRA-DF E POR ISSO MESMO NOS SOLIDARIZAMOS TOTALMENTE COM A CAUSA PORTUGUESA..

UNIDOS CONTRA A VIA DUTRA-DF AGENTES DE NY-DC/TEL AVIV VENCEREMOS..

INCLUINDO POVOS DA AMERICA DO SUL E CIA VITIMAS DO MESMO IMPERIALIXO MERDIATICO A LA MARINHOS/MACEDOS-CIA VIA MERCOSUL E CIA..

Anónimo disse...

ALGUNS CRIMES/ETNOCIDIOS/GENOCIDIOS DOS MACACURIECAS NO XIX:

1824 - DESTRUIÇÃO DO NE SULAMERICANO

1835-45 = DESTRUIÇÃO DO SUL DO BRASIL

1875 = GENOCIDIO DO PARAGUAI

E FOI COM ESSA SUJEIRADA TODA QUE OS DECADENTES PODRES FORAM DESTRUINDO A AMERICA DO SUL TODA E AGORA QUEREM DESTRUIR PORTUGAL TAMBEM..CUIDADO PORTUGUESES..MATEM ESSA VÍBORA VENENOSA ANTES QUE ELA FAÇA DE VC´S UM NE SULAMERICANO DA VIDA..