segunda-feira, 15 de junho de 2009

Braga e Santiago de Compostela Cooperam!

Duas das cidades mais importantes da Galiza histórica cooperam juntas na promoção da cultura popular Galaica.

Tantas vezes irmãs e inimigas nos seus destinos, estes dois pilares capitais da nossa identidade dão assim seguimento aos inúmeros esforços desenvolvidos pelas autoridades de ambas as margens.

Citando o Canal Informativo da Câmara Municipal Bracarense de 12 de Junho 2009:


"A Câmara Municipal de Braga, através do Pelouro das Actividades Económicas e Turismo, subscreveu esta sexta-feira (12 de Junho), em Santiago de Compostela, um protocolo de intenções para a colaboração com a “Concelleria de Promoción Económica, Emprego e Turismo” daquele município galego.

Iniciar uma relação de cooperação técnica e intercâmbio de boas práticas, com o objectivo de promover novos projectos no âmbito da promoção económica, emprego, comércio e turismo é o principal desiderato deste convénio.

Rubricado por Ana Paula Morais, Vereadora das Actividades Económicas e Turismo na Câmara Municipal de Braga, e por Xosé Manuel Iglesias Iglesias, seu homólogo na “Concellaria de Promoción Económica e Turismo”, o protocolo compromete os parceiros a «colaborar e cooperar com a intenção de conseguir que os seus munícipes obtenham ainda mais bem-estar social», o que deverá ser conseguido «mediante acções solidárias de intercâmbio de experiências, visitas e colaboração científica e técnica».

A circunstância foi igualmente aproveitada por Ana Paula Morais para relevar alguns momentos de maior atractividade turística em Braga, designadamente as Festas da Cidade, que veneram, a partir deste domingo, (14) o popular São João.


Aliás, foi nesse contexto que a Vereadora se fez acompanhar pelo Presidente da Associação de Festas de São João, que, em conferência de imprensa, relevou as características que identificam como «único» o «São João de Braga».


Aproveitando a significativa presença da Comunicação Social galega e bracarense, Vítor Sousa sublinhou «o potencial turístico que as Festas da Cidade carregam», o que justifica, desde logo, «uma escapadinha» até à Capital do Minho.


Porque «Braga é uma cidade que gosta de receber» e pelas históricas relações que unem Santiago de Compostela à sede de Província Eclesiástica que é Braga, Vítor Sousa convidou os galegos a aproveitar já os restantes dias deste mês para vir conhecer melhor a cidade.

De entre muitos outros motivos, Ana Paula Morais enfatizou a gastronomia bracarense, designadamente aquela que é característica desta época festiva, como atractivo bastante para uma visita.

Xosé Manuel Iglesias Iglesias aproveitou, por seu turno, para adiantar que a promoção do “Jacobeu 2010”, Ano Santo em Santiago de Compostela, vai, forçosamente, passar por Braga."

1 comentário:

Amil C disse...

Moito bom!!!
Alegro-me moito de esta noticia, ogalha a colaboraçom seja maxima, e ogalha se firmem mais acordos na mesma onda :)

Polo de agora... Sam Joam em Braga o 24 de Junho, e Sam Tiago em Compostela o 25 de Julho (dia da Patria Galega)... bom veram! hehe