segunda-feira, 22 de junho de 2009

Santa Catarina! Protectora de Guimarães!

Guimarães é mais que uma cidade icónica para os Portugueses. E também um local chave da história Galaica. Isso é, de uma forma positiva para uns e negativa para outros. No entanto, ninguém fica indiferente a marca Vimaranense.

Este Post não visa no entanto falar da cidade em si nem tão pouco dos acontecimentos históricos de que ela resulta. Este Post, fala de mais uma celebração do solstício de verão e das origens de um culto ancestral que remonta, com sempre, ao tempo da Cultura Castreja.


A Montanha da Penha, ex monte de Santa Catarina, foi um dos inúmeros locais que os Galaicos escolheram para estabelecer os seus Castros. Muitos foram os artefactos aí encontrados e exibidos na sociedade Martins Sarmento. Alguns destes são até bem anteriores a idade do ferro o que demonstra que a ocupação deste sítio foi permanente e, consequentemente, o nascimento do povoado vimaranense descende de certa forma destas mesmas origens.

O culto da montanha processa-se assim como tantos outros no Noroeste Ibérico. A ocupação inicial, interrompida a partir da romanização, não fez com que as crenças aí desenvolvidas durante milhares de anos cessassem de um dia para o outro. Estas foram mitificadas, cristianizadas e, hoje em dia, comercializadas. Invariavelmente, os santuários que se situam nos altos dos montes continuam a serem emblemas da nossa cultura e locais de atracção especiais onde o religioso, profano, e pagão se mistura com a paisagem, fragas, e antigas florestas.


O Monte que hoje se chama Penha, é na verdade o monte de Santa Catarina. Esta, a padroeira dos caçadores, teve a honra de sacralizar esta serra onde, há séculos atrás, apenas os caçadores se arriscavam. Foram estes mesmos caçadores que encontraram o célebre ermitão Guilherme Merino que tinha escolhido uma das numerosas cavernas naturais como exílio. Assim, a Irmandade de Nossa Senhora do Carmo da Penha continua a organizar em sua honra, e dedicada aos caçadores da região, as festividades que viram a luz do dia em 1931. O dia de 21 de Junho, equinócio de Verão, não foi escolhido por acaso. O fundo de todas as celebrações deste mês é sempre o mesmo.


Segundo Elisabete Pinto e Paulo Barroso na obra "Penha Retrospectiva Iconográfica e Sacralização da Montanha (Guimarães, 2005)", Santa Catarina aparece como tendo forte papel no folclore local. Para os Vimaranenses, esta incorpora uma forte pastora protectora dos povoados da serra. A devoção, sendo tal, deu na lenda de Santa Catarina. citando o Diário do Minho sobre este assunto:

"Ao pastorear numerosos rebanhos, Santa Catarina reclinava-se, de dia, á sombra dos penedos graníticos e deitava-se, de noite, sobre os mesmos vigilantes dos povos Cristãos contra as frequentes investidas mouras. Numa noite, viu do cimo da serra muitas luzes de um suposto exercito, iluminados por fachos ardentes , que se dirigia para Guimarães. Santa Catarina terá amarrado velas acesas em cada cabeça do seu rebanho , duplicando o numero dos fachos dos mouros, e as terá encaminhado com o seu bordão de forma a descerem a Montanha da Penha, em direcção dos mouros pondo-os em retirada."

2 comentários:

Anónimo disse...

Querido Galaico:

Talvez encontre interesante umhas discussons neste blogue, no que voce sai mencionado:

De Tudo Um Pouco

Parabens polo seu incansavel trabalho, tam necesario como interesante.

Saudos irmans.

Um galaico do norte do Minho.

O Galaico disse...

Sr. Anónimo,

Obrigado pela visita e pelo apoio. Apreça sempre!