terça-feira, 13 de maio de 2008

Pensamento divergente...

Os espigueiros são como disse no post anterior o símbolo supremo da cultura Nortenha e de todo o Noroeste Ibérico.

No entanto, quando toda a gente pensa em espigueiros, esquecem-se de outro elemento arquitectónico Minhoto que é tanto ou mais belo e representativo da região.

Falo-vos das Sequeiras:



As sequeiras, ao contrário dos espigueiros, encontram-se mais frequentemente nos vales de todo Minho mas em particular no Baixo-Minho onde as terras eram mais afáveis e produtivas. As extensões de terra arável sendo maiores permitiram maiores produções e um desenvolvimento mais rápido da região.

Assim, as sequeiras (cujo nome vem de "seca" - "secar" o milho e os outros cereais)com a sua maior dimensão eram essenciais para o armazenamento das grandes colheitas das quintas minhotas que fossem mais dedicadas à agricultura do que à pastorícia.

Cheguei a ver alguns exemplares ainda com o tradicional telhado em colmo (apodrecido mas ainda visível). Lamentavelmente, o exemplar que existia numa antiga propriedade oitocentista do concelho de Guimarães foi destruido há poucos anos para aí colocarem um magnifico prédio que contribuiu também para a descaracterização da região.

Sem comentários: