segunda-feira, 12 de maio de 2008

O simbolo do Minho é um dos simbolos Galaicos!


Os espigueiros são:

"O espigueiro, também chamado canastro ou caniço, é uma estrutura normalmente de pedra e madeira, existindo no entanto alguns inteiramente de pedra, com a função de secar o milho grosso através das fissuras laterais, e ao mesmo tempo impedir a destruição do mesmo por roedores através da elevação deste. Como o milho requer que seja colhido no Outono, este precisa de estar o mais arejado possível para secar numa estação tão adversa como o Inverno.

No território de Portugal Continental, encontram-se principalmente a Norte, em particular na região do Minho.

Na Galiza, em Espanha, existem espinheiros idênticos aos que existem em Portugal. Também há estruturas semelhantes nas regiões espanholas de Navarra, Astúrias e na província de León, onde recebem o nome de hórreo."


Note este ultimo parágrafo. Esta região, onde se define a área ibérica dos espigueiros é quase a definição do território da antiga Gallaecia.

O espigueiro torna-se desta forma o símbolo maior do Noroeste ibérico pois consegue unir um povo demonstrando que este tinha e, tem ainda, o mesmo modo de vida e combate a mesma Natureza.

Um aparte:

Os espigueiros não são exemplos nenhuns de "comunitarismo". Ao contrário do que se apregoa por aí, os espigueiros pertencem a famílias definidas. Cada família tem o seu ou seus espigueiros dependendo da extensão das suas produções.

O que é comunitário são as EIRAS onde se reunem os espigueiros de algumas aldeias serranas. E reuniam-se para poderem ser mais facilmente vigiadas e para facilitar os trabalhos dos camponeses que estes sim eram comunitários. Não os espigueiros.

2 comentários:

tenebroso disse...

Canastros á ás centenas no baixo-barroso tras-os-montes.

O Galaico disse...

Barroso! Linda terra Galaica! Come-se e Bebe-se bem!