segunda-feira, 9 de junho de 2008

Jogar à bola em terras galaicas 1


Na minha terra natal existem dois campos de futebol. Um de 11 e um outro chamado “campo de futebol pequeno” que era utilizado, esporadicamente, pela pequenada.

Este último foi construído num lugar cimeiro onde curiosamente, depois de efectuados os desaterros, foram descobertas umas pedras com inscrições e outras circulares em forma de mós de moinhos.

Talvez se trate de escudos de estátuas de guerreiros galaicos e outros vestígios, que em meu entender testemunham a existência de um antigo castro galaico pois os antigos chamam a esse local "os castros"!

(Se alguém entender estudar esta questão pode sempre pedir mais informações!)

Mas antes de existirem os campos de futebol, já se jogava à bola como forma de atestar a rivalidade entre as diversas terriolas. Por vezes essa rivalidade existia dentro da própria aldeia.

Contam os meus tios e os meus pais que se organizavam jogos entre os rapazes da freguesia.
Os do “lado de lá do rio” contra os do “lado de cá do rio”!

O que acontecia era que geralmente havia mais porrada do que jogo de bola.

O jeito era pouco e a rivalidade muita. As condições também não eram as melhores, pois muitos desses jogos eram feitos em campos que tinham ficado de “velho”, com piso muito irregular!

Quando a coisa corria mal, os jogadores digladiavam-se ao murro e à pedrada.
Era comum apedrejassem ao longo de várias horas, refugiando-se nos montes e fazendo perseguições e ciladas uns aos outros!

Não havia espaço para FairPlay. Vale o facto de que este tipo de iniciativas só aconteciam uma ou duas vezes por ano!

1 comentário:

O Galaico disse...

Uhuhuh!

Brilhante!

Reconheça-se a coincidência do facto de a população da aldeia continuar a exibir os dotes guerreiros num local que originalmente foi palco e abrigo de um povo também belicoso.

Mudam-se os tempos mas a alma permanece a mesma!