domingo, 21 de setembro de 2008

Tribos Galacais: Zoelas!

Zoelas (em latim, zoelae) era um povo pré-romano mencionado por Estrabão que habitava as serras da Nogueira, Seabra e Culebra até aos montes de Mogadouro, estendendo-se também até à serra de Santa Comba, situada no concelho de Valpaços e Mirandela no norte de Portugal.

Os zoelas estão também referidos em aras encontradas em Bragança, no Castro de Avelãs. Este povo deixou-nos estelas funerárias decoradas com suásticas circulares, simbolizando o Sol, e com desenhos de animais como o porcoe o veado.

Os zoelas são de origem desconhecida, não se sabe se eram autóctones ou celtas.

Muitos autores consideram os zoelas como uma das mais antigas etnias da península Ibérica.

5 comentários:

JMTinoco disse...

Fabulosa esta seriaçãomonográfica dos povos da Galécia. Gostei de recordar os de que já havia ouvira falar, e especialmente de conhecer outros meus desconhecidos. Parabens e obrigado pelo contributo que trouxe aos meus párcos conhecimentos na matéria, mas que me seduzem. Gostava só de referir que talvez a capital dos Brácaros não esteja na Citânea de Brieiros.

O Galaico disse...

Sr. Jmtinoco.

Em relação a Briteiros devo dizer que com a sua absurda dimensão (22 hectares dos quais só 7 estão em exposição e escavados...) só pode ser uma capital.

Dos Brácaros? Eu acho quer sim porque repare que estes eram das etnias mais poderosas e ricas de toda a Gallaecia.

Na citânia, existe uma casa maior que as outras. Tem uma enorme dimensão e tem talvez um diâmetro 3 vezes maiores que as outras.

Esta era a chamada "casa do consílio" onde os chefes dos castros Brácaros ou, quem sabe, das diferentes tribos Galaicas se reuniam para debater e resolver questões.

Isso só podia acontecer em Briteiros pois que eu saiba, nesta área não há nenhuma ruína com outra casa como esta.

Sabemos que a citânia de Sanfins em Paços de Ferreira era a capital dos Nemetatons por inscrições. E esta é a única citânia de toda a Gallaecia capaz de discutir em importância e dimensão com Briteiros.

Assim, os Brácaros teriam de ter a sua sede em Briteiros. Note-se que até o nível de ornamentação e quantidade de peças recolhidas fazem de Briteiros algo de especial.

A pedra formosa não poderia aparecer em qualquer castro...

Eu também já ouvi dizer que o castro da Falperra, onde foi posteriormente instalado o quartel general dos Suevos tinha sido a cividade que deu origem a Braga.

Mas convenhamos que num raio de 30 ou 40 Km, nada se assemelha a Briteiros e, portanto, todos os outros castros se tornam apenas polos gravitacionais.

Qual a sua teiroa já agora?

JMTinoco disse...

Existe um castro quase totalmente destruído e nunca explorado senão por alguns teimosos estudiosos, que pode muito bem pedir meças a briteiros. Simplesmente porque muito exposto ao longo dos tempos encontra-se "escaqueirado" é esse o termo. Aparece cerâmica a céu aberto, pedras que toda a gente recolhe e destroi e com uma situação magnífica enquanto "briga". Penso que ainda um dia poderá ser uma surpresa se dele cuidarem. Falo do Crasto da Consolação na freguesia de Nogueiró em Braga. Diz um grande estudioso destas coisas, o cónego Arlindo Cunha, que se trata de um dos três Castros (cividade, monte castro e consolação) que deram origem à cidade de Braga.
Aconselho-o a ler um texto deste autor sobre o tema em: http://www.jfnogueiro.pt/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=101&Itemid=99

O Galaico disse...

A organização das Tribos Galaicas da época é um assunto bastante interessante e sobre o qual irei escrever um dia desses.

Os Brácaros eram assim um povo que se expandiu por um certo território sendo os seus castros extensões urbanísticas que funcionavam como unidades familiares gravitando à volta de cividades e citânias mais importantes.

Acreditando que este poderia ser um castro importante na época, continuo absolutamente convicto que Briteiros era a peça central dos Bracaros dos vales do Ave e Cavado.

Não há absolutamente dúvida nenhuma que as dimensões da Citânia são apenas comparáveis com Sanfins. E isso à escala de toda a Gallaecia.

Repare que seria impossível existirem 2 núcleos tão importantes praticamente no mesmo espaço.

Impossível não seria.. mas nunca visto isso sim!

No entanto, não podemos fazer mais que expecular.

Mais preocupante é o facto de tesouros arqueologicos estarem a ser destruidos e abandonados todos os dias simplesmente porque o estado central n
ao se revê neste tipo de ruinas.

Romanas e mouras sim. Galaicas não.

Anónimo disse...

No que diz respeito à localização dos Zoelas é "Sanábria"... e não o lapso que consta...