quarta-feira, 2 de julho de 2008

Mirandês, a outra Língua.

Este é um documentário absolutamente fantástico sobre a língua Mirandesa. A melhor exemplificação de toda a imensa riqueza e diversidade cultural que existe neste pequeno território a que chamamos: A nossa terra!

" Quando nós perdemos uma língua, nós não perdemos uma língua. Perdemos um mundo! Perdemos uma história! Como que perdemos as nossas ligações com esta história. Porque repare, antes de mim houve milhares de pessoas que falaram esta língua. Estas pessoas, se eu perder esta língua, é como se nunca tivessem existido. Porque a língua em que elas se diziam, em que elas se exprimiam em que se exprimia o seu mundo, deixou de existir. E portanto, digamos que deste ponte de vista, a preservação da língua é extremamente importante para a nossa sobrevivência como pessoas."















"Eu sonho em Mirandês. Como é que... Em que língua eu vou sonhar a seguir?? Isto e muito importante! Parecem coisas que não são muito importantes mas são. Sao coisas que tem a ver coma vida. São coisas que tem a ver com a essência das coisas. Porque eu preciso do sangue que circula no veias para viver. Mas se eu não tiver uma língua, se eu não tiver palavras, se eu não tiver um sistema linguístico, eu não consigo comunicar. E portanto a minha vida reduz-se, a minha vida fica mais pobre, a minha vida, de um certo sentido, eu morri um pouco, ou morri bastante, se esta língua, ou uma parte dela morrer comigo."

3 comentários:

Elaneobrigo disse...

como os mirandeses dizem: avó de la saia e avó de las calças!

além da lingua, existe a muito conhecida e distinta gaita mirandess, uma gaita de foles oriunda de miranda que gosto particularmente de ouvir!

Elaneobrigo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Elaneobrigo disse...

Tenho um certo orgulho de ter visto ao vivo, e de forma tão marcante, um dos principais protagonistas e defensores das terras de miranda.

Os Galandum Galundaina!