terça-feira, 15 de julho de 2008

Om > Rio Ome > Rio Home > Rio Homem

O rio Homem é o principal afluente do rio Cávado, tendo como nascente a zona de fronteira da Portela do Homem em plena serra Amarela do Parque Nacional Peneda Gerês.


Ao longo do rio, podemos encontrar as magnificas Lagoas do Gerês formadas na época glacial;


A Mata da Albergaria, um habitat paradisíaco considerada o coração do Parque Nacional, por onde passa a Geira Romana que fazia a antiga ligação entre Bracara Augusta (Braga) e Asturica Augusta (Astorga), a qual consta também nos Caminhos de Santiago de Compostela;

E a barragem de Vilarinhos das Furnas, uma antiga aldeia comunitária ,submersa desde 1972, que ficou conhecida por ser uma das últimas aldeias com tradições comunitáiras no nosso país, onde as pessoas se organizavam em torno de regras não escritas de forma exemplar!

Para além da riqueza natural que o rio e todo vale do homem nos propícia, este rio irriga-nos com valor cultural e linguístico incalculável através da sua etimologia!

O nome “Homem” do rio, apesar das lendas associadas pelo povo para explicar esta denominação, não está relacionado com “homem” enquanto ser humano!

“Homem” será a grafia erudita, da forma galega “Home“, que por sua vez é uma tradução do original Om, vocábulo da língua antiga, de origem celta, que simplesmente quer dizer fonte, nascente, água corrente, ou seja, rio.

O povo castrejo da zona chamava-lhe simplesmente, o Om, o rio.

Depois, com as invasões romanas, o Om inicial (que se lê simplesmente como lemos actualmente -om, ou, -ão), foi substítuido pela forma Ome, e porteriormente pela galego-portuguesa, Home (que ainda hoje é frequente ouvir), ficando finalmente nos nossos dias, com a forma erudita de Homem.

Apesar de aparentemente serem diferentes, os topónimos rio Homem e rio Dão, têm exactamente a mesma origem, Om, só que divergiram na ortografia por questões de pronúncia.

__________________________________________________________

http://riohomem.blogaliza.org/

2 comentários:

O Galaico disse...

Ahhh.. com esse calor todo e tu meteres posts de lagoas e águas cristalinas! Apetece-me perguntar: "Om" y va?

Elaneobrigo disse...

bem visto :P